Nossas Atividades

Conheça um pouco das nossas atividades.

Aqui neste espaço você irá conhecer um pouquinho mais dos nossos serviços.

Psicopedagogia

A psicopedagogia é uma área interdisciplinar que se dedica ao estudo e à intervenção nos processos de aprendizagem e no desenvolvimento educacional de indivíduos, principalmente no contexto escolar. Seu objetivo principal é compreender e auxiliar na resolução de dificuldades de aprendizagem, distúrbios educacionais e questões relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, emocional e pedagógico.

1. Avaliação e Diagnóstico: Os psicopedagogos realizam avaliações para identificar as necessidades específicas dos alunos, bem como quaisquer dificuldades de aprendizagem, distúrbios ou barreiras que possam estar afetando seu desempenho acadêmico. Essa avaliação envolve a análise das capacidades cognitivas, emocionais e sociais do aluno.

2. Intervenção: Com base nas avaliações, os psicopedagogos desenvolvem planos de intervenção educacional individualizados para ajudar os alunos a superar suas  dificuldades de aprendizagens. Isso pode envolver diferentes estratégias para ensino específico (alfabetização, leitura, compreensão leitora), parceria com a escola e a família.

3. Orientação aos Educadores: Os psicopedagogos também trabalham em estreita colaboração com professores e outros profissionais da educação, fornecem orientações e sugestões para adaptar o currículo e as práticas de ensino às necessidades dos alunos.

4. Prevenção de Dificuldades de Aprendizagem: Além de tratar as dificuldades já existentes, a psicopedagogia também se concentra na prevenção, oferecendo estratégias e práticas que podem ajudar a evitar problemas de aprendizagem.

5. Desenvolvimento da Autoestima e Motivação: A psicopedagogia não se limita apenas aos aspectos acadêmicos, mas também considera a saúde emocional e a autoestima dos alunos. Trabalhar a motivação e o bem-estar emocional é fundamental para o sucesso na aprendizagem.

6. Atendimento a Públicos Diversificados: Os psicopedagogos podem trabalhar com crianças, adolescentes e até mesmo adultos que enfrentam dificuldades de aprendizagem. Isso pode incluir indivíduos com necessidades especiais, distúrbios específicos de aprendizagem, entre outros.

7. Abordagem Interdisciplinar: A psicopedagogia muitas vezes envolve uma abordagem interdisciplinar, trabalhando em conjunto com outros profissionais de saúde, como psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, para fornecer uma visão mais completa  paciente.

8. Ética Profissional: Os psicopedagogos devem seguir diretrizes éticas estritas em relação ao tratamento, confidencialidade e respeito pelos direitos dos alunos.

A psicopedagogia desempenha um papel importante na promoção do sucesso acadêmico e no desenvolvimento das habilidades de aprendizagem dos indivíduos.

Se você está preocupado com o desempenho acadêmico de uma criança ou adolescente, uma consulta a um psicopedagogo pode ser benéfica para identificar as causas subjacentes das dificuldades de aprendizagem e desenvolver um plano de apoio adequado.

A psicopedagogia é uma disciplina que se concentra no estudo das dificuldades de aprendizagem e no desenvolvimento de estratégias para ajudar indivíduos que enfrentam desafios no processo de aprendizagem. Ela aborda a interseção entre a psicologia e a pedagogia, buscando entender como as questões emocionais, cognitivas e sociais relacionadas à aprendizagem e ao desempenho acadêmico.

1. Avaliação e Diagnóstico: Os profissionais de psicopedagogia são treinados para avaliar as dificuldades de aprendizagem em crianças, adolescentes e adultos. Isso envolve a identificação de possíveis problemas cognitivos, emocionais e sociais que podem estar afetando a capacidade de aprendizagem.

2. Intervenção e Tratamento: Com base na avaliação, os psicopedagogos desenvolvem planos de intervenção individualizados para ajudar as pessoas a superar suas dificuldades de aprendizagem. Isso pode envolver atendimentos que envolvam melhorar as habilidades das funções executivas (memória, atenção, planejamento e execução), assim como questões relacionadas a alfabetização e raciocínio matemático e questões que envolvam empoderamento, consciência e capacidade cognitiva e emocional.

3. Aprendizagem Diferenciada: A psicopedagogia promove a ideia de que a aprendizagem não é universal e que cada pessoa tem estilos de aprendizagem e necessidades diferentes. Portanto, os profissionais de psicopedagogia identificam e promovem diferentes estratégias de ensino para atender as necessidades individuais.

4. Dificuldades de Aprendizagem: As dificuldades de aprendizagem podem abranger uma variedade de áreas, incluindo dislexia (dificuldades de leitura), discalculia (dificuldades em matemática), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtornos de linguagem, entre outros.

5. Abordagem Multidisciplinar: A psicopedagogia muitas vezes envolve trabalhar em equipe com outros profissionais, como psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e professores, pois com conhecimento amplo do indivíduo, podemos favorecer e ampliar suas formas de aprender.

6. Prevenção: Além de tratar as dificuldades já existentes, a psicopedagogia também se preocupa com a prevenção, desenvolvendo estratégias para identificar e abordar precocemente problemas potenciais de aprendizagem.

7. Aconselhamento a pais e professores: Os psicopedagogos frequentemente trabalham com pais e educadores para ajudá-los a entender as necessidades dos alunos e a desenvolver estratégias para apoiar seu desenvolvimento acadêmico e emocional.

8. Educação Inclusiva: A psicopedagogia desempenha um papel importante na promoção da educação inclusiva, ajudando a garantir que pessoas com diversas necessidades de aprendizagem tenham acesso a uma educação de qualidade.

Os profissionais de psicopedagogia desempenham um papel importante no sistema educacional, ajudando a identificar e atender às necessidades dos alunos que enfrentam dificuldades de aprendizagem.

Eles trabalham em escolas, clínicas, consultórios particulares e outros ambientes para oferecer apoio especializado e melhorar o acesso à educação para todos.

Avaliação neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica é um processo que envolve a análise das funções cognitivas e emocionais de uma pessoa com base em uma compreensão de seu funcionamento cerebral. Essa avaliação é realizada por um neuropsicólogo, um profissional de saúde especializado em avaliar as relações entre o cérebro e o comportamento

Como entrevistas, observações clínicas, testes neuropsicológicos padronizados e a análise de dados para chegar a conclusões.

Os resultados da avaliação podem ser usados para auxiliar no diagnóstico, tratamento e reabilitação de indivíduos com distúrbios neurológicos ou para fornecer informações sobre o funcionamento cognitivo em diferentes contextos, como escola ou trabalho.

É importante destacar que esta avaliação é realizada por profissionais treinados e é uma ferramenta valiosa na área da saúde e na promoção do bem-estar das pessoas.


1. Avaliação das funções cognitivas e emocionais: A neuropsicologia se concentra na análise das capacidades mentais e emocionais de uma pessoa, com base em uma compreensão do funcionamento cerebral.

2. Realizada por neuropsicólogos: Profissionais de saúde especializados em avaliar as relações entre o cérebro e o comportamento são responsáveis por conduzir a avaliação neuropsicológica.

3. Etapas do processo: A avaliação neuropsicológica é um processo que envolve várias etapas, incluindo entrevistas, observações clínicas, testes neuropsicológicos padronizados e análise de dados.

4. Objetivos da avaliação: Os resultados da avaliação são utilizados para auxiliar no diagnóstico, tratamento e reabilitação de indivíduos com distúrbios neurológicos, bem como para fornecer informações sobre o funcionamento cognitivo em diferentes contextos, como escola ou trabalho.

5. Importância da qualificação dos profissionais: Destaque para a necessidade de que a avaliação seja realizada por profissionais treinados, enfatizando a importância da competência e da precisão no processo.

6. Ferramenta valiosa na área da saúde: A avaliação neuropsicológica é uma ferramenta crucial na área da saúde, contribuindo para o entendimento e tratamento de condições neurológicas.

7. Promoção do bem-estar: Além de diagnósticos e tratamentos, a avaliação neuropsicológica também desempenha um papel na promoção do bem-estar das pessoas, auxiliando no desenvolvimento de estratégias para melhorar o funcionamento cognitivo e emocional.

psicoterapia infantil

A Psicoterapia Infantil é uma forma de tratamento terapêutico projetada especificamente para crianças e adolescentes. Centra-se na abordagem dos problemas emocionais, cognitivos e comportamentais que as crianças podem experimentar. Esses problemas podem variar amplamente, desde transtornos de estado de ânimo, ansiedade, problemas de conduta, traumas, dificuldades acadêmicas, problemas de relacionamento e muito mais. A terapia infantil é adaptada para ser apropriada e efetivamente dependendo da idade e do desenvolvimento do bebê.


1. Terapeutas especializados: Os terapeutas que trabalham com crianças e adolescentes têm uma formação especializada em psicologia infantil e desenvolvimento infantil. Você deve compreender as etapas de desenvolvimento, as necessidades emocionais e cognitivas específicas de crianças e adolescentes.


2. Enfoque lúdico: Os terapeutas infantis utilizam um menu de técnicas de jogo e atividades criativas para se comunicar com as crianças, pois esta é uma forma natural em que as crianças expressam seus pensamentos e sentimentos. O jogo pode ajudar as crianças a processar suas experiências e emoções.


3. Ambiente seguro e de apoio: Os terapeutas criam um ambiente seguro e de apoio onde as crianças se sentem cômodas compartilhando suas preocupações e pensamentos. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse.


4. Enfoque na família: Em muitos casos, a terapia infantil também envolve os pais ou cuidadores. Os terapeutas trabalham com a família para abordar a dinâmica familiar e fornecer orientação sobre como apoiar o bebê em casa.


5. Terapia baseada na evidência: Os terapeutas infantis utilizam um menu de abordagens terapêuticas baseadas na evidência, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) adaptada para crianças.


6. Duração e frequência das sessões: A duração e a frequência das sessões de terapia infantil podem variar dependendo das necessidades da criança e da abordagem terapêutica. Algumas crianças podem se beneficiar de terapias em curto prazo, enquanto outras podem precisar de um tratamento mais prolongado.


7. Confidencialidade: Mesmo que você se afaste das crianças ao compartilhar seus pensamentos e sentimentos com o terapeuta, na maioria dos casos, os terapeutas são obrigados a informar aos pais ou tutores sobre preocupações graves ou perigos iminentes para a criança.


A psicoterapia infantil é uma ferramenta poderosa para ajudar as crianças a abordar seus problemas emocionais e comportamentais, promovendo um desenvolvimento saudável e uma maior adaptação aos desafios da vida.

A escolha de um terapeuta infantil competente e a colaboração com os pais ou cuidadores são aspectos importantes do processo de tratamento.

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma área da saúde que se dedica ao estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação humana, englobando a fala, a linguagem, a voz, a audição e a deglutição. Os profissionais dessa área, conhecidos como fonoaudiólogos, desempenham um papel fundamental na promoção da comunicação eficaz e na qualidade de vida de indivíduos de todas as idades.

1. Comunicação Humana: A fonoaudiologia concentra-se na comunicação verbal e não verbal, ajudando as pessoas a desenvolver habilidades linguísticas, de fala, audição e voz para se expressarem e compreenderem os outros.

2. Distúrbios da Fala: Fonoaudiólogos trabalham no diagnóstico e tratamento de distúrbios da fala, como a gagueira e a articulação inadequada de sons.

3. Distúrbios da Linguagem: A área lida com distúrbios da linguagem, incluindo atrasos no desenvolvimento da fala, transtornos específicos de linguagem e afasias.

4. Distúrbios da Voz: Fonoaudiólogos auxiliam na prevenção e tratamento de distúrbios da voz, como rouquidão, nódulos nas cordas vocais e problemas relacionados à qualidade vocal.

5. Distúrbios da Audição: O diagnóstico e reabilitação de distúrbios auditivos, como perda auditiva, são de competência dos fonoaudiólogos.

6. Deglutição: A fonoaudiologia também atua na avaliação e tratamento de distúrbios de deglutição, que podem afetar a ingestão de alimentos e líquidos com segurança.

7. Prevenção: Além do tratamento, a Fonoaudiologia desempenha um papel importante na prevenção de problemas de comunicação, educando as pessoas sobre práticas saudáveis de comunicação.

8. Público Diversificado: Os fonoaudiólogos atendem pacientes de todas as idades, desde bebês com atrasos no desenvolvimento da fala até idosos com problemas de deglutição e comunicação.

9. Abordagem Interdisciplinar: Muitas vezes, os fonoaudiólogos trabalham em equipe com outros profissionais de saúde, como médicos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, para oferecer um tratamento abrangente.

10. Pesquisa e Desenvolvimento: A Fonoaudiologia também está envolvida em pesquisa para melhorar as técnicas de diagnóstico e tratamento, bem como na adaptação às novas tecnologias e métodos terapêuticos.

A Fonoaudiologia desempenha um papel vital na promoção da comunicação eficaz, na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento de habilidades de comunicação em pessoas de todas as idades, tornando-a uma disciplina essencial no campo da saúde.

orientação parental

A orientação parental se refere ao processo de fornecimento de direção, suporte, orientação e educação aos filhos por parte dos pais ou responsáveis. Ela desempenha um papel fundamental no desenvolvimento saudável e bem-estar das crianças e adolescentes. 


1. Educação: Os pais têm a responsabilidade de ajudar seus filhos a adquirir conhecimentos e habilidades, seja em casa ou na escola. Isso envolve incentivo ao aprendizado, ajudar com a lição de casa, e apoiar o envolvimento na educação formal.


2. Estabelecimento de limites: estabelecer regras e limites adequados é crucial para ensinar às crianças a diferença entre o certo e o errado, bem como promover o respeito e a disciplina.


3. Comunicação: Uma comunicação aberta e eficaz entre pais e filhos é essencial. Isso permite que as crianças se sintam à vontade para compartilhar seus pensamentos, preocupações e sentimentos, enquanto os pais podem oferecer orientação e apoio.


4. Modelagem de Comportamento: Os pais desempenham um papel importante na modelagem do comportamento adequado. Como as crianças tendem a imitar o comportamento dos pais, portanto, é importante que os pais demonstrem os valores e comportamentos que desejam que seus filhos adotem.


5. Apoio emocional: Os pais devem estar disponíveis para oferecer apoio emocional, conforto e segurança aos filhos, especialmente em momentos de estresse, ansiedade ou tristeza.


6. Ensino de habilidades de vida: A orientação parental também envolve ensinar habilidades práticas e sociais, como resolução de conflitos, empatia, respeito pelos outros e habilidades de tomada de decisões.


7. Supervisão: Os pais também devem monitorar as atividades de seus filhos, especialmente quando são mais jovens, para garantir sua segurança e bem-estar.


8. Fornecimento de oportunidades: Os pais podem apoiar o desenvolvimento de seus filhos oferecendo oportunidades para que eles explorem seus interesses, hobbies e talentos.


9. Adaptação às necessidades individuais: Cada criança é única, e os pais devem ser sensíveis às necessidades, personalidades e temperamentos individuais de seus filhos.


10. Conhecimento: A orientação parental muitas vezes requer a busca de informações sobre o desenvolvimento infantil, estratégias de educação, resolução de conflitos e outras questões relacionadas à criação de filhos.


É importante considerar que a orientação parental é um processo contínuo e que os desafios e as necessidades das crianças mudam à medida que elas crescem.

Os pais que demonstram amor, apoio, paciência e consistência em sua orientação geralmente positivam para o desenvolvimento saudável de seus filhos.

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